Menu

Carros

Atualizado em 10 de fevereiro de 2013, às 9:13 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Dicas para economizar com a manutenção do carro

Ao comprar um carro, além do valor das mensalidades, você precisa levar em conta o gasto mensal que terá com o veículo. Abaixo, estão algumas dicas para ajudá-lo a reduzir essas despesas.

Quem acha que carro é investimento está completamente enganado. Além da desvalorização que o modelo sofre logo que sai da concessionária (um carro zero, por exemplo, perde até 30% do seu valor ao ser retirado da loja), além disso o proprietário precisa lidar com os custos de sua manutenção.

578947 Dicas para economizar com a manutenção do carro Dicas para economizar com a manutenção do carroUm carro pode perder até 30% do seu valor ao sair da concessionária. (Foto: Divulgação).

Este custo envolve gastos com mecânico, combustível, IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores), licenciamento, seguro e até com possíveis multas. Por isso, ao comprar um veículo, seja ele novo ou usado, além do valor das parcelas, o consumidor precisa levar em conta essas despesas para fechar o negócio.

Veja também: IPI – cuidado na hora de comprar.

De acordo com especialistas, o gasto médio mensal que o consumidor tem com o veículo equivale a, aproximadamente, 2% do seu valor total. Por exemplo, ao comprar um carro de R$30 mil, seu gasto mensal com o automóvel ficará em torno dos R$600,00. Sem dúvida, esta é uma despesa alta e que pode fazer bastante diferença no seu orçamento.

Dicas para economizar com a manutenção do carro

578947 Dicas para economizar com a manutenção do carro1 Dicas para economizar com a manutenção do carroEm média, o gasto mensal com o veículo equivale a, aproximadamente, 2% do seu valor total. (Foto: Divulgação).

Entretanto, saiba que com algumas orientações é possível reduzir tamanho custo e fazer com que você tenha um pouco mais de economia com o seu veículo. Uma dica importante é procurar diminuir os gastos variáveis, como combustível, estacionamento, multas, pedágios etc. Cortando essas despesas, vai sobrar mais dinheiro para os gastos considerados fixos, que incluem as prestações, pagamento do IPVA, DPVAT, entre outros.

Saiba quais é o carro mais caro do mundo.

Investir na prevenção também é fundamental para evitar gastos maiores. Sempre que possível, leve seu carro a um mecânico de confiança para ver alinhamento, balanceamento e se os pneus estão calibrados. Esses são pequenos detalhes que ajudam a manter o veículo conservado por mais tempo e a evitam outros tipos de problemas.

Como economizar combustível

578947 Dicas para economizar com a manutenção do carro2 Dicas para economizar com a manutenção do carroCom o aumento no preço do combustível, os motoristas precisam ter um controle ainda maior sobre os seus gastos. (Foto: Divulgação).

Agora, com o aumento no preço do combustível, os motoristas precisam ter um controle ainda maior sobre suas despesas. Para que o seu bolso não pese tanto na hora de abastecer, basta tomar algumas medidas, como evitar o uso desnecessário de dispositivos elétricos (rádio, GPS, ar-condicionado), já que o combustível também é utilizado para recarregar a bateria.

Além disso, não use o carro para realizar trajetos curtos. Ligar o motor e desligá-lo logo em seguida pode aumentar o consumo em até 30%. Evite ainda viajar com os vidros abertos, já que a resistência do ar aumenta este tipo de gasto, e, como dito anteriormente, invista na manutenção preventiva do veículo, pois estando em ordem a economia com o posto de gasolina é bem maior.