Menu

Beleza

Atualizado em 24 de dezembro de 2012, às 8:40
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Cabelos com fios grossos: dicas, como cuidar

Quem tem este tipo de madeixa, geralmente reclama do peso, volume e ressecamento. Conheça algumas dicas para cuidar de cabelos com fios grossos.

Cabelos com fios grossos podem ser lisos, ondulados ou crespos. Em qualquer dos tipos, é comum que eles fiquem armados ou ressecados, principalmente os encaracolados. Fios não lisos são favoráveis ao ressecamento, pois as próprias ondulações dificultam que a oleosidade natural dos cabelos chegue até suas pontas. No caso dos cabelos grossos e lisos, muitas vezes um corte adequado contribui para eles não fiquem volumosos demais.

557569 Cabelos com fios grossos dicas como cuidar.1 Cabelos com fios grossos: dicas, como cuidarA atriz Jennifer Aniston é conhecida, também, pelos seus cabelos grossos (Foto: Divulgação)

Ter cabelos com fios grossos, desde que se saiba como cuidar deles, pode ser considerado uma grande sorte. Com produtos e cortes adequados, além de outros cuidados diários, a mulher pode ter uma cabeleira bonita, com balanço e que marca presença, em qualquer lugar. Além disso, penteados podem ser feitos de inúmeras maneiras, pois este tipo de cabelo oferece variedade enorme de opções e, dificilmente, alguma delas não fica bem. O cabelo grosso é almejado por muitas mulheres.

Dicas

As donas de cabelos grossos podem assimilar algumas dicas, adaptando-as ao seu dia a dia, tornando as madeixas ainda melhores. Para começar, um bom corte é essencial. Isso ajudará mantê-los, no lugar, diminuindo o seu volume. Para tal, é preciso, primeiro, verificar o formato do rosto. Quando a face é quadrada, a dica é optar por cabelos longos. O próprio peso dos fios irá contribuir para que eles sejam domados. Sejam eles ondulados ou lisos, a melhor coisa a se fazer é apostar em cortes assimétricos, com as pontas desconectadas. Assim, o volume do cabelo grosso é diminuído.

557569 Cabelos com fios grossos dicas como cuidar.2 Cabelos com fios grossos: dicas, como cuidarCabelos ondulados pedem cortes assimétricos e comprimento maior (Foto: Divulgação)

Caso a mulher tenha o rosto fino e comprido, o comprimento médio é o ideal. Já os rostos triangulares pedem cortes assimétricos e comprimento, no máximo, até ombros. Caso o cabelo seja encaracolado, não é indicado optar por cortes retos, pois isso aumentam o volume. Se forem lisos, a franja lateral é uma forma de dar mais graça aos cabelos.

As próximas dicas estão relacionadas aos cuidados com cabelos grossos, que devem ser incorporados à rotina da mulher. Confira.

Como cuidar

557569 Cabelos com fios grossos dicas como cuidar.3 Cabelos com fios grossos: dicas, como cuidarPomadas, ceras e outros finalizadores ajudam a definir os fios (Foto: Divulgação)

Cuidar dos cabelos grossos, diariamente, é essencial para que eles tenham beleza e balanço. Primeiramente, é preciso adotar o uso de shampoos e condicionadores ideais ao tipo de fios (oleosos, normais, secos, etc). A medida já ajuda a não descaracterizar os cabelos. Além disso, produtos leave-in, pomadas, ceras e outros finalizadores são importantes para a hidratação dos fios e a definição de seu tipo, bem como dos cortes adotados. É preciso, no entanto, não exagerar na quantidade, para que os cabelos não fiquem pesados em sem brilho.

É essencial fazer hidratações semanais, em casa ou nos salões. Caso os cabelos estejam muito ressecados, a dica é procurar por um profissional, que fará o tratamento de forma mais profunda.

Para finalizar, a dica é ter pentes de madeira, com cerdas largas. Eles evitam o frizz e permitem que todos os fios grossos passem entre as cerdas, desembaraçando-os, desde a raiz.

Veja mais dicas para domar os cabelos: Cabelos armados: o que fazer ou Como controlar o volume dos cabelos