Menu

Educação

Atualizado em 9 de fevereiro de 2013, às 12:55 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > 12 universidades brasileiras estão entre as melhores do mundo

Entre as 500 melhores universidades do mundo o Brasil possui 12, sendo que os Estados Unidos ocupa as 10 primeiras posições desse ranking.

O Brasil possui 12 universidades entre as 500 melhores instituições de ensino superior do mundo, segundo o Ranking Web of Universities ou Webometrics, divulgado pelo Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC), vinculado ao governo espanhol e dedicado a investigação científica e tecnológica. O ranking tem como base o impacto que as publicações científicas das universidades têm na web. Das instituições do Brasil até a 500º posição, todas fazem parte da rede pública, sendo que nove delas são federais e três estaduais.

Leia mais sobre: Melhores universidades do mundo 2012

578708 12 universidades brasileiras estão entre as melhores do mundo 01 12 universidades brasileiras estão entre as melhores do mundoUSP está entre as melhores universidades do mundo (Foto: Divulgação)

Brasileiras que aparecem na lista das 500 melhores universidades do mundo

O primeiro lugar entre as instituições de ensino brasileiras ficou com a Universidade de São Paulo (USP), que ocupa o 19º lugar geral. A próxima universidade tupiniquim da relação é a Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (129º), seguida  pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (177º), Universidade de Brasília – UnB (181º), Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (205º), Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (241º), Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (254º), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp (294º), Universidade Federal Fluminense – UFF (312º), Universidade Federal do Paraná – UFPR (364º), Universidade Federal da Bahia – UFBA (444º) e Universidade Federal do Ceará – UFCE (482º).

578708 12 universidades brasileiras estão entre as melhores do mundo 02 12 universidades brasileiras estão entre as melhores do mundoAs dez melhores são dos Estados Unidos (Foto: Divulgação)

Dez primeiras posições do ranking são de universidades do EUA

As dez primeiras colocações da relação de universidades do planeta, coloca em destaque instituições norte-americanas.  A Universidade de Harvard é o destaque, pois está na liderança. Falando das universidades brasileiras, a primeira particular a aparecer no ranking é a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, na 16º posição nacional e 621º mundial.

Condira também: 10 melhores universidades dos Estados Unidos

Método de avaliação das universidades

O levantamento das melhores instituições de ensino do mundo leva em consideração as universidades quanto a qualidade do conteúdo publicado, levando em consideração as citações externas ao domínio da página universitária em que a publicação aparece. Outro ponto avaliado é a presença, o número total de páginas hospedadas no domínio da universidade; abertura de arquivos anexados (.doc, .pdf, .docx, .ppt) disponíveis em endereços eletrônicos relacionados; e excelência – trabalhos acadêmicos presentes em grandes publicações internacionais. Confira a relação completa por meio do site http://www.webometrics.info/en/world.